domingo, 17 de março de 2013

Governo ainda estuda abrir Fies a banco privado.

Não há previsão para que bancos privados operem recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), disse ontem o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim Fernandes. "Estamos consolidando o processo para, no futuro, ter outros agentes financeiros, públicos ou privados", disse em evento, na sede do Banco do Brasil . O BB e a Caixa Econômica Federal são os dois únicos agentes financeiros que podem intermediar empréstimos estudantis por intermédio do Fies atualmente. O dirigente não citou prazos para finalizar esse processo. E completou afirmando ser necessário "discutir se é atraente para os bancos privados" participar do programa.

Juntos, Banco do Brasil e Caixa já repassaram R$ 25 bilhões a taxas de 3,4% ao ano para cerca de 700 mil estudantes. Os bancos são remunerados a uma taxa de 1,5% sobre o saldo emprestado. Os recursos dos financiamentos são todos provenientes do Fies. Somente o Banco do Brasil já repassou R$ 11,3 bilhões do Fies desde que o programa foi iniciado, em 2010, informou o vice-presidente de governo do banco, Cesar Borges. A taxa de inadimplência, segundo ele, é de 0,06%. "O fundo está no momento de contratação. Como a grande maioria não terminou o curso, ainda não chegou a fase de amortização", disse Borges. A meta do Banco do Brasil é realizar outros 250 mil financiamentos em 2013. Borges não estimou valores em dinheiro caso esse número de empréstimos seja realizado.

Fonte: Valor Econômico - 15/03/2013 - http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/3/15/governo-ainda-estuda-abrir-fies-a-banco-privado/?searchterm=educa%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...