sábado, 15 de outubro de 2011

Horário brasileiro de Verão começa na madrugada desse domingo.

Na madrugada de domingo, 16 de outubro, começa mais um horário de verão brasileiro. Com isso, a partir da meia noite de hoje os brasileiros terão que adiantar os seus relógios em uma hora.

O Decreto nº 6.558 de 2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. A medida também estabelece que quando a data de término coincidir com o feriado do carnaval, o encerramento se estende ao domingo seguinte, com isso o horário de verão terminará em 26 de fevereiro.

A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em períodos de maior consumo, entre 18h e 21 horas (horário de ponta), ocorra com maior eficiência.

Saiba mais sobre o horário de verão aqui.

Fonte: http://www.mme.gov.br/mme/noticias/destaque_foto/destaque_349.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...