quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PARLAMENTARES SE REUNEM COM SECRETÁRIO DO MPOG.

No  dia 30 de agosto, no período da tarde, o Comando Nacional de Greve da FASUBRA se concentrou em frente ao MPOG, aguardando retorno da reunião realizada entre os parlamentares Arthur Bruno (PT/CE), Alice Portugal (PCdoB/BA), Jô Moraes (PCdoB/MG) e a assessora da deputada Fátima Bezerra (PT), Márcia Abreu e o Secretário Duvanier Paiva. 

Em seu relato a deputada Alice Portugal falou que os deputados ali presentes tomaram a iniciativa de conversar com outros parlamentares e afirmam que estão todos sensibilizados em relação às nossas reivindicações. Acreditam que o movimento ainda tem fôlego e que, por enquanto, os reitores das IFES estão se posicionando a favor da greve. Afirmou que o Secretário Duvanier foi duramente questionado pelos deputados e este argumentou da dificuldade de expansão dos recursos. Afirmou que os parlamentares que lá estavam insistiram na importância de fechamento de um acordo com a Federação. Colocou na mesa a possibilidade de que a Comissão de Educação possa ajudar como interlocutora neste processo. Segundo a deputada, Duvanier disse que a participação da Comissão era bem vinda e que iria fazer uma consulta ao governo e comprometeu a chamar novamente os parlamentares para uma reunião para o dia 01/09, próxima quinta-feira. Afirmou, ainda que a intenção era sensibilizar o Secretário no sentido de que essa greve não se alongue por mais tempo. Argumentaram já está em greve há mais de oitenta dias. Entendem que se abriu uma fresta. Colocou a posição sobre a necessidade de o Comando encaminhar formalmente suas expectativas ao governo com cópia aos parlamentares para que possam iniciar esse processo. Enfim, colocou que os parlamentares estão dispostos a realizar ações em prol do movimento. Informou que INEP e FNDE, ligados ao setor da educação, fecharam acordo hoje. 

O Deputado Artur Bruno, afirma que também acredita que se teve um avanço no sentido de já estar marcada outra reunião para quinta-feira próxima. Coloca que todos os parlamentares dispostos a ajudar nesse processo estarão de plantão aguardando a reunião. Reafirma a fala da deputada Alice que foram bastante duros durante o debate e que Duvanier também se colocou de forma bastante incisiva. Duvanier lembrou que algumas categorias negociaram mesmo com acordos reduzidos e a longo prazo. Alice disse que deveríamos pensar uma proposta nos mesmos moldes. Afirma que a Comissão de Parlamentares está à disposição do CNG/FASUBRA para negociar. 

Questionada sobre o limite do dia 31 a Deputada Alice Portugal falou que nesta data é encaminhada ao Congresso a proposta do Orçamento que ainda pode ser trabalhado por Parlamentares e Governo até outubro. A deputada Jô Moraes solicita que o CNG-FASUBRA pense nos limites para a negociação. Diz que o governo insiste na tecla da questão da crise. Diz que está bastante preocupada em relação a nossa greve e entende que é muito importante para o Movimento que tenhamos ganhos nesta greve. A Deputada Jô diz que por iniciativa do governo, este deve mandar para o Congresso uma proposta no dia 31, nós queríamos que fosse uma proposta do governo, mas isto não encerra o debate, pois pode ser uma construção do Congresso com o próprio governo para além do dia 31 de agosto. Vai depender de todos os esforços para a construção.

Fonte: IG14 30/08/2011 - CNG - Comando Nacional de Greve - http://www.fasubra.org.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=101:agosto-2011&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...