quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dilma anuncia quatro novas universidades federais.

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje a criação de quatro novas universidades federais - a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a do Sul da Bahia (Ufesba), a do Oeste da Bahia (Ufoba) e a da Região do Cariri (UFRC), no Ceará - como "instrumento de redução das desigualdades". Ao todo, essas instituições contarão com 17 campi, sendo que 12 deles serão novos - o restante será herdado de outras federais. O governo prevê que elas iniciem suas atividades até 2014 e deve investir R$ 604 milhões na implantação das instalações.

"Com a ampliação de vagas gratuitas na rede federal e com o atendimento a regiões em que havia vazio de oferta, vamos ampliar o acesso à educação e estimular o desenvolvimento regional", discursou Dilma, durante cerimônia no Palácio do Planalto. "A distribuição dessas novas unidades será um poderoso instrumento de redução das desigualdades", acrescentou.

O objetivo da interiorização das federais é fazer com que o jovem estudante permaneça na sua região, com acesso à educação pública de qualidade, sem precisar se deslocar para grandes centros, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo Haddad, foram considerados critérios técnicos na definição das novas federais, visando a "reparar uma injustiça histórica" que teria sido cometida em décadas passadas.

"Queremos promover a formação de profissionais qualificados e potencializar a função social e engajamento dos institutos e universidades como expressão das políticas do governo na superação da miséria", afirmou o ministro.

Fonte: Agência Estado - Por Rafael Moraes Moura e Tânia Monteiro - http://br.noticias.yahoo.com/dilma-anuncia-quatro-novas-universidades-federais-224900534.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...