quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Previdência exige novo paradigma.

O progresso da ciência trouxe benefícios indiscutíveis. Entre eles, o prolongamento da vida das pessoas. Medicamentos e aparelhos cada vez mais sofisticados combatem males até há pouco considerados fatais. O avanço, porém, se assemelha à moeda. Tem dois lados. Um se refere à melhora das condições gerais de sobrevivência. O outro, aos desafios que a nova realidade impõe aos governantes. Novos paradigmas devem substituir os antigos, que se revelam inadequados para responder às exigências atuais.

Talvez o maior embate seja a Previdência Social. O envelhecimento dos brasileiros se assemelha a bomba-relógio. Associado à redução da base de jovens e da população economicamente ativa, o aumento da expectativa de vida pode levar o sistema ao colapso. Em estudo baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, o IBGE traçou cenário preocupante. Segundo a pesquisa, com a constante redução da taxa de natalidade, em 2030 o país terá 206,8 milhões de habitantes.

Tal como ocorre no mundo desenvolvido, a tendência é estagnar nesse patamar. Projeções indicam que, daqui a duas décadas, a participação de idosos na população será igual à dos jovens. Em 2050, aumentará — 22,71% contra 13,15% de pessoas com até 14 anos. Os números inquietam porque sinalizam desequilíbrio crescente nas contas da Previdência. É urgente, segundo especialistas, proceder a mudanças na concessão de aposentadorias. Entre elas, manter o trabalhador por mais tempo na atividade.


O tema, apesar da importância de que se reveste, não figura na agenda dos presidenciáveis. Esperava-se que, com o prolongamento da campanha eleitoral, os candidatos tratassem de assuntos relevantes que dominarão a pauta dos próximos anos. Um dos mais substantivos, embora espinhoso, é, sem dúvida, a Previdência. José Serra e Dilma Rousseff, porém, se omitem. Perdem-se em promessas delirantes cujo objetivo longe está de esclarecer o eleitor.

O brasileiro, tanto o que está no mercado de trabalho quanto o que ingressará no futuro, precisa se preparar para que a velhice não seja sinônimo de incerteza. Para tanto, necessita de regras claras e duradouras. Não é, porém, o que encontra. O cenário que vislumbra é sombrio — a espada de Dâmocles sobre a cabeça.

Fonte: Correio Braziliense - 15/10/2010 - http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/10/15/a-previdencia-exige-novo-paradigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...