segunda-feira, 1 de março de 2010
O que a crise na Grécia tem a ver com a gente??!!
Quando vejo uma notícia dessa fico feliz e triste ao mesmo tempo.
Feliz porque podemos perceber que muitos países não conseguem administrar seus servidores públicos de forma eficaz, então não é só no Brasil que temos problemas, como adoramos falar e criticar.
"Um problema é que o governo (Grego) não sabe quantos funcionários tem: 500 mil ou 800 mil. Em Bruxelas, conta-se uma anedota que ilustra a situação: uma delegação europeia foi a uma repartição em Atenas pela manhã e perguntou por um servidor. Um assistente disse que ele não trabalhava de manhã e que à tarde estava em casa."
Triste porque mais cedo ou mais tarde vão alterar nossa aposentadoria novamente conforme exemplo de outros países.
"Ameaçada de quebradeira, a Grécia em todo caso tomou a direção de outros países europeus, decidindo reformar seu sistema de aposentadoria. A proposta é de elevar a idade limite de 61 para 63 anos a partir de 2015. Um novo fundo de US$ 41 bilhões vai administrar as reservas da previdência. Na Espanha, também sob pressão dos mercados, o governo socialista de Jose Luiz Rodrigues Zapatero anunciou uma proposta para aumentar a idade da aposentadoria de 65 para 67 anos, medida que 84% dos espanhóis imediatamente rejeitaram. Na Alemanha, o governo de Angela Merkel foi um dos primeiros a aumentar a idade da aposentadoria de 65 para 67 anos entre 2012 e 2029. Na Itália, passou de 57 anos em 1999 a 65 anos em 2013 para os homens. Na Grã-Bretanha, os funcionários públicos tem vantagens parecidas com o sistema brasileiro, em relação aos aposentados do setor privado. A idéia é reduzir a diferença. Mas os conservadores já disseram que vão além, também aumentando a idade da aposentadoria, para evitar que o sistema quebre de vez."
Será que nesses países também temos problemas de gestão com o dinheiro público?
Fonte: Valor Econômico - 1/02/2010
País promete corte, mas ignora total de servidores
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/2/11/pais-promete-corte-mas-ignora-total-de-servidores/?searchterm=servidor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário