segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Servidores de universidades federais farão greve em março.

Paralisação da categoria, responsável por serviços como limpeza e bandejão, terá início no dia 17 do mês.

Milhares de alunos de universidades e institutos federais de ensino ficarão sem serviços básicos em seus campi a partir do mês que vem. Em plenária realizada em Brasília neste fim de semana, 172 delegados da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) decidiram iniciar greve a partir do dia 17 de março. A categoria representa cerca de 180 mil trabalhadores em todo país, que prestam serviços que vão desde a limpeza até os restaurantes universitários, os chamados "bandejões".

A principal reinvidicação é o reajuste dos salários, que teriam sido desvalizados pela inflação nos últimos anos. Sindicalistas argumentam que, desde a última greve do setor, finalizada em setembro de 2012, o governo federal concedeu aumento de 15%, dividos em três parcelas anuais de 5%, sendo o último pagamento marcado para de 2015. A elevação não teria servido para cobrir a inflação do triênio, que ultrapassou os 20%.

- Veja bem, não estamos pedindo aumento de salário. Estamos apenas pedindo uma recomposição salarial para corrigir a inflação. Nada mais - esclarece o coordenador-geral da Fasubra, Paulo Henrique dos Santos.

Paulo Henrique afirmou que a desvalorização também atinge benefícios como auxílio-alimentação e vale transporte, que também não tiveram reajustes. Questões como correção de distorções salariais e aposentaria especial para trabalhadores em áreas insalubres também entraram na pauta.

No entanto, a pauta de demandas da Fasubra vai além da questão salarial. No encontro deste final de semana, a categoria decidiu que vai lutar também pela revogação da lei que criou em 2011 a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável por gerir os hospitais universitários.

Professores também podem parar

Com relação às aulas, o futuro é incerto. Do dia 10 a 15 de fevereiro, professores organizados em torno do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) também vão se reunir no 33º Congresso Geral do Andes-SN, em São Luis (MA). O sindicato, responsável por liderar a maior paralisação da História do ensino superior público em 2012, deve discutir quesões "precarização do trabalho" e a expansão "desordenada" do Reuni nas universidades federais. Segundo dirigentes do Andes, há possibilidades de nova greve neste ano.

Fonte: O Globo - http://glo.bo/LPI4Vl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...