segunda-feira, 25 de março de 2013

Comissão vai avaliar eficácia da flexibilização de horário na UnB.

Processos que já começaram há mais de seis meses serão avaliados por grupo escolhido pelo Conselho de Administração.

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília criou comissão para avaliar os processos de flexibilização da jornada de trabalho já instalados na UnB. Segundo a resolução aprovada em 2011, todas as unidades que implantaram a flexibilização da jornada de 8 horas para 6 horas diárias devem ter suas rotinas avaliadas para verificar a eficácia do procedimento.

A Comissão de Avaliação terá a responsabilidade de definir os critérios e procedimentos para avaliação dos processos, verificando se os casos já implantados criaram maior eficiência no trabalho realizado, melhoraram o atendimento prestado ao público e implicaram em melhorias para os servidores. “Os processos estão em fase experimental”, afirmou a decana de Gestão de Pessoas, Gardênia da Silva Abbad, durante a reunião do CAD. “A Comissão de Avaliação tem papel de verificar e avaliar as necessidades de ajuste e o impacto da flexibilização”, completou.

Há quase 30 dias, a Controladoria-Geral da União (CGU) está analisando a flexibilização em vários setores da Universidade. O relatório ainda não está pronto, mas os auditores já apontaram situações que estão em desacordo com o decreto presidencial que regula a flexibilização no serviço público. “O decreto que permite a flexibilização é claro: ela é uma exceção e não a regra. Não pode haver generalização”, explica Gardênia.

Desde 2011, 154 setores da Universidade implantaram a redução de jornada, conforme relatório apresentado no Conselho de Administração por Rodrigo Rosal, que presidiu a comissão criada para avaliar os pedidos de flexibilização das unidades acadêmicas e administrativas. Outros 43 ficaram pendentes de análise quando o prazo de funcionamento do grupo terminou. A Comissão de Flexibilização da jornada de trabalho foi instalada no dia 21 de março de 2012 e teve o prazo de 180 dias para analisar os processos de solicitação de flexibilização da jornada. Na reunião desta quinta-feira, o CAD também aprovou a recomposição dessa comissão, que passou de 11 para 7 membros, de modo a facilitar os trabalhos.

A discussão no CAD foi motivada por pedidos de servidores técnico-administrativos, que estão mobilizados para manter a norma aprovada em 2011. Segundo eles, a redução da jornada é essencial para que os funcionários possam se qualificar e melhorar a prestação de serviços à Universidade. Leia mais aqui.

Fonte: Textos: UnB Agência - http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7621

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...