segunda-feira, 20 de junho de 2011

Servidores públicos federais realizaram ato em Brasília na última quinta-feira (16).

Greve atinge 37 Universidades Federais. Movimento é em resposta ao corte de 50 bilhões no orçamento deste ano, suspensão de concursos públicos, congelamento de salários por 10 anos e reforma previdenciária. 16 de junho é dia (foi) nacional de luta dos servidores federais.

Professores da rede pública de diversos estados (AP, MG, RJ, SC e RN) estão em greve reivindicando plano de carreira, piso salarial e reposição de perdas. Bombeiros do Rio de Janeiro protagonizaram nos últimos dias o mais radicalizado movimento de paralisação em defesa de reajuste salarial, com a ocupação do próprio quartel da corporação. Tais movimentos ocorrem no contexto de retorno da inflação e o consequente aumento do custo de vida.

No plano político, o governo Dilma encaminha ações que colocam em risco os direitos dos servidores públicos, como o corte de 50 bilhões no orçamento deste ano, a suspensão de concursos públicos, o congelamento de salários por 10 anos e uma nova reforma da previdência.

Frente a este quadro, os servidores federais mobilizam-se desde fevereiro e constroem ações unificadas visando a negociação das demandas de diversas categorias. Essas pressões surtiram efeito e já foram realizadas três reuniões entre representantes dos servidores federais e do governo. Contudo, estas reuniões ainda não foram suficientes para fazer o governo apresentar uma resposta à pauta de reivindicações dos servidores.

Esta demora já se expressa na deflagração de greve dos técnico-administrativos das universidades, um contingente de quase 180 mil trabalhadores. A greve iniciada no dia 06 de junho, hoje atinge 37 universidades federais. O caminho da greve também é apontado pelos servidores do judiciário federal, que, em vários estados, param suas atividades em defesa da implantação de plano de cargos e salários. Assim, à morosidade do governo em responder à pauta de reivindicações dos servidores federais a alternativa que resta é a luta em defesa de nossos interesses.

Nesta quinta, 16 de junho, é dia de paralisação de docentes e técnico administrativos da rede federal de ensino.

Fonte: SINASEFE - Postado em 16 de junho de 2011 - http://adunicentro.org.br/novo/?p=983
Para saber mais: Servidores públicos protestam contra falta de resposta do governo às reivindicações da Campanha 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...