O número de reclamações em operadoras de planos de saúde consideradas de grande porte somou 33,5 mil nos últimos seis meses de 2013, de acordo com levantamento da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
No mês de dezembro, a Unimed-Rio foi a empresa com o maior índice de reclamações registradas pela agência. Esse índice é calculado e apresentado para grupos de operadoras de acordo com o seu o porte.
O levantamento apresenta o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos seis meses anteriores. Com isso, evita que as empresas com mais clientes fique sempre em primeiro lugar, liderando o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações no período.
Nesta relação são apresentadas as reclamações de 10 operadoras de grande porte, acima de 100 mil beneficiários, mas a agência também disponibiliza a lista completa de empresas reclamadas e o índice de reclamações das operadoras de médio e pequeno porte. Entre as operadoras de médio porte a mais reclamada foi a Sosaúde Assistência Médica Hospitalar e entre as de pequeno porte a mais reclamada no mês foi a Sermede Serviço Médico e Dentário.
Operadoras de grande porte com mais reclamações
Operadoras
Posição / Índice de reclamações - dez/2013 / Total de reclamações em seis meses
*Média do setor: 1,13 **Total reclamações (6 meses): 33.511 ** *Fonte: ANS
UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO DO RIO DE JANEIRO
1 / 7,30 / 4.325
CAMED OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE LTDA
2 / 3,97 / 266
UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
3 / 3,67 / 1.777
CASA DE SAÚDE SÃO BERNARDO S/A
4 / 3,41 / 2,17
GREEN LINE SISTEMA DE SAÚDE S.A
5 / 3,18 / 1.663
GOLDEN CROSS ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE LTDA
6 / 3,16 / 156
FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE
7 / 2,52 / 1.762
AMICO SAÚDE LTDA
8 / 2,26 / 732
AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A.
9 / 2,17 / 507
GEAP FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL
10 / 2,07 / 1.958
Em resposta aos números, a Unimed-Rio informa que a posição da Unimed-Rio no ranking indicado é influenciada pela alienação da carteira de clientes pessoa física e familiar da Golden Cross, ocorrida em outubro de 2013. Segundo a operadora, durante o período de transição, realizado até dezembro do ano passado, houve dificuldades no processo de incorporação dos quase 195 mil vidas de uma operadora para outra.
A operadora informa que já realizou várias ações de relacionamento com os novos clientes e vem desenvolvendo novas ferramentas para orientar e esclarecer os pacientes, que passaram a ter acesso a uma rede hospitalar mais ampla e a mais de 110 mil médicos cooperados em todo o país.
A Unimed Paulistana afirma que todas são encaminhadas para a empresa e têm retorno ao reclamante de 100%. Porém, segundo a operadora, pelo ponto de vista do cliente, nem sempre a solicitação é atendida já que os contratos assinados entre as partes baseiam-se em cláusulas previamente aprovadas pela ANS que estabelecem, por exemplo carência, exames e procedimentos e que nem sempre são cobertas pelo plano contratado pelo cliente.
"Por essa razão o beneficiário pode mencionar que sua solicitação não foi atendida, mas não em função do descumprimento de contrato pela Unimed Paulistana", afirma em nota. Paralelamente a isso, a operadora diz que está finalizando um plano assistencial para ser apresentado à ANS contendo novos compromissos para melhorar ainda mais o atendimento.
A operadora citou ainda que possui uma carteira própria de 840 mil clientes e atende cerca de 1 milhão pelo sistema de intercâmbio e que representa anualmente mais de 30 milhões de procedimentos, dos quais apenas a ínfima parte gera reclamação de clientes.
A Geap, por sua vez, informa que tem trabalhado para melhorar a qualidade da assistência prestada aos beneficiários, cujo resultado pode ser visto na crescente adesão de servidores públicos federias em todo País, que somam 17 mil novos clientes, até 13 de janeiro de 2014.
Além disso, a empresa declara que registrou queda de 60% do número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs), que passou de 168, em julho de 2013, para 66 ocorrências, em dezembro do mesmo ano. Segundo a empresa, considerado o mesmo período, a redução do número de reclamações recuou 46%, de 2.483 e caiu para 1.339.
A Golden Cross informou que não irá de posicionar desta vez quanto aos dados e os demais planos de saúde não retornaram a solicitação do depoimento ou não foram encontradas para comentar os números até o fechamento desta matéria.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/confira-10-planos-sa%C3%BAde-reclama%C3%A7%C3%B5es-dezembro-2013-130425027--finance.html
No mês de dezembro, a Unimed-Rio foi a empresa com o maior índice de reclamações registradas pela agência. Esse índice é calculado e apresentado para grupos de operadoras de acordo com o seu o porte.
O levantamento apresenta o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos seis meses anteriores. Com isso, evita que as empresas com mais clientes fique sempre em primeiro lugar, liderando o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações no período.
Nesta relação são apresentadas as reclamações de 10 operadoras de grande porte, acima de 100 mil beneficiários, mas a agência também disponibiliza a lista completa de empresas reclamadas e o índice de reclamações das operadoras de médio e pequeno porte. Entre as operadoras de médio porte a mais reclamada foi a Sosaúde Assistência Médica Hospitalar e entre as de pequeno porte a mais reclamada no mês foi a Sermede Serviço Médico e Dentário.
Operadoras de grande porte com mais reclamações
Operadoras
Posição / Índice de reclamações - dez/2013 / Total de reclamações em seis meses
*Média do setor: 1,13 **Total reclamações (6 meses): 33.511 ** *Fonte: ANS
UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO DO RIO DE JANEIRO
1 / 7,30 / 4.325
CAMED OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE LTDA
2 / 3,97 / 266
UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
3 / 3,67 / 1.777
CASA DE SAÚDE SÃO BERNARDO S/A
4 / 3,41 / 2,17
GREEN LINE SISTEMA DE SAÚDE S.A
5 / 3,18 / 1.663
GOLDEN CROSS ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE LTDA
6 / 3,16 / 156
FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE
7 / 2,52 / 1.762
AMICO SAÚDE LTDA
8 / 2,26 / 732
AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A.
9 / 2,17 / 507
GEAP FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL
10 / 2,07 / 1.958
Em resposta aos números, a Unimed-Rio informa que a posição da Unimed-Rio no ranking indicado é influenciada pela alienação da carteira de clientes pessoa física e familiar da Golden Cross, ocorrida em outubro de 2013. Segundo a operadora, durante o período de transição, realizado até dezembro do ano passado, houve dificuldades no processo de incorporação dos quase 195 mil vidas de uma operadora para outra.
A operadora informa que já realizou várias ações de relacionamento com os novos clientes e vem desenvolvendo novas ferramentas para orientar e esclarecer os pacientes, que passaram a ter acesso a uma rede hospitalar mais ampla e a mais de 110 mil médicos cooperados em todo o país.
A Unimed Paulistana afirma que todas são encaminhadas para a empresa e têm retorno ao reclamante de 100%. Porém, segundo a operadora, pelo ponto de vista do cliente, nem sempre a solicitação é atendida já que os contratos assinados entre as partes baseiam-se em cláusulas previamente aprovadas pela ANS que estabelecem, por exemplo carência, exames e procedimentos e que nem sempre são cobertas pelo plano contratado pelo cliente.
"Por essa razão o beneficiário pode mencionar que sua solicitação não foi atendida, mas não em função do descumprimento de contrato pela Unimed Paulistana", afirma em nota. Paralelamente a isso, a operadora diz que está finalizando um plano assistencial para ser apresentado à ANS contendo novos compromissos para melhorar ainda mais o atendimento.
A operadora citou ainda que possui uma carteira própria de 840 mil clientes e atende cerca de 1 milhão pelo sistema de intercâmbio e que representa anualmente mais de 30 milhões de procedimentos, dos quais apenas a ínfima parte gera reclamação de clientes.
A Geap, por sua vez, informa que tem trabalhado para melhorar a qualidade da assistência prestada aos beneficiários, cujo resultado pode ser visto na crescente adesão de servidores públicos federias em todo País, que somam 17 mil novos clientes, até 13 de janeiro de 2014.
Além disso, a empresa declara que registrou queda de 60% do número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs), que passou de 168, em julho de 2013, para 66 ocorrências, em dezembro do mesmo ano. Segundo a empresa, considerado o mesmo período, a redução do número de reclamações recuou 46%, de 2.483 e caiu para 1.339.
A Golden Cross informou que não irá de posicionar desta vez quanto aos dados e os demais planos de saúde não retornaram a solicitação do depoimento ou não foram encontradas para comentar os números até o fechamento desta matéria.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/confira-10-planos-sa%C3%BAde-reclama%C3%A7%C3%B5es-dezembro-2013-130425027--finance.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário