terça-feira, 7 de agosto de 2012

REUNIÃO MPOG/FASUBRA DE, 06 DE AGOSTO DE 2012 - Preliminares da reunião.

Representação da FASUBRA/CNG: Janine, Paulo Henrique, Gibran, Rosangela, João Paulo (JP), Rodolfo (UFRJ), Celso Carvalho APTAFURG), Francisco Pierre (SINTUFCE).
Bancada do Governo: SRH/MP- Sergio Mendonça, Marcela Tapajós.
Representação do MEC: Amaro Lins, Duce Maria.

Preliminares da reunião
Ao chegarmos à SRH/MP um fato Inédito nas reuniões, desde a posse do governo Lula, tivemos na recepção os nomes dos representantes do CNG não constavam da listagem da delegação da FASUBRA, encaminhada como de costume, após o sorteio entre as entidades.

Questionamos esta situação e a resposta foi que somente entrariam os membros da direção. Instalado o impasse firmamos posição de que não admitiríamos que o MPOG definisse quem representaria a Federação na mesa. E que permanecendo esta situação nossa delegação não iria participar da reunião. Em seguida descemos e comunicamos para o CNG a situação e nossa decisão de não participar caso o MPOG não respeitasse a nossa Federação. Neste tempo começamos a acionar parlamentares e centrais para denunciar a posição do governo.

Iniciando a reunião, já com a presença da bancada do governo, afirmamos como preliminar a necessidade de se respeitar a forma de organização da Federação quanto à definição de sua representação. Exigimos a presença de nossos representantes do CNG como condição de permanecermos na reunião. A bancada do governo tentou explicar sua atitude dizendo ser necessário normatizar a reunião definindo o número e questionando a rotatividade. Após debate tenso a resposta do Secretário foi de permitir a recomposição da representação da FASUBRA. Apontamos como 08 o número ideal de nossa representação e retrucamos a insinuação dos representantes do governo quanto à rotatividade afirmando que sempre trazemos para a mesa pessoas capacitadas para negociar e não aceitamos ingerências do governo, inclusive se o governo insistisse nesta questão nós nos sentiríamos no direito de indicar os nomes que representariam governo.

Da reunião: Iniciada então a reunião com a presença de todos os interlocutores credenciados pelas entidades, a FASUBRA deu início afirmando que na última reunião foi afirmado que só voltaríamos a mesa quando o governo tivesse alguma coisa a ser apresentado. O Secretario fez um preâmbulo dizendo das dificuldades do momento e que a proposta estava aquém do que se pretendia, mas era o possível e considerava que a proposta era essencialmente econômica e que com ela estaríamos fechando um processo de negociação. A proposta em si é de recuperar os salários aplicando o índice de 5% nos próximos 03 anos e que isto teria uma repercussão orçamentária de 1,7 bilhões. E este era o limite do governo.

Solicitamos um tempo para discussão entre as bancadas da FASUBRA e SINASEFE. Neste debate acertamos que cobraríamos do governo uma explicitação melhor e mais detalhada da proposta como: se o índice era acumulado ou não, em qual mês seria aplicado e quanto aos demais pontos da pauta protocolada, se estes estariam em uma agenda futura.

Em resposta o Secretario disse que os reajustes seriam cumulativos representando ao final um reajuste de 15,8%. Quanto ao mês de aplicação disse não estar definido e que depende da aceitação da proposta. Disse que a proposta está para ser apreciada e em não sendo aceita, deixa de existir. Quanto aos demais pontos e a existência de uma agenda futura disse não poder discutir nada que desse impacto financeiro e passou a palavra aos representantes do MEC que acompanhavam a reunião, mas eles não responderam satisfatoriamente. Dadas as informações solicitamos que este detalhamento fosse formalizado para as entidades e que tivéssemos uma nova reunião ainda nesta semana. Ficou acertado que dia 07de agosto, do período da manhã o governo formalizará a proposta para as entidades a próxima reunião ficou agendada para a próxima sexta-feira, dia 10 às 14 horas.

O Comando nacional de Greve se reunirá no dia 07/08 e encaminhará sua avaliação sobre a reunião e a proposta apresentada pelo governo. Indicamos a realização de rodada de assembleias nos dia 08 e 09 de agosto e 10 pela manhã, para que possamos levar o retorno ao governo na próxima reunião.
 
Fonte: http://www.fasubra.org.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=139:agosto-2012&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...